QUEM FAZ

Camila Pauline Miotto é formada em Letras Língua Portuguesa e Literatura pela Unochapecó. Integrou o Grupo de Teatro Expressão Universitária – GTEU (vinculado à Unochapecó), durante sete anos, atuando nos espetáculos “Calabar – O Elogio a Traição, Deuteronômio e O Ovo de Avião”. Fez a produção dos espetáculos “O Amor é uma Falácia” e “ESPOLIUM”, espetáculo premiado no XV Festival Nacional de Teatro Centro Oeste PR – FETECO.


Como contadora de histórias foi agente de leitura no Literatório – Laboratório de Leitura da Unochapecó e também integrou os grupos Contarolar e Proesiar, que no ano de 2005 participou do projeto local do baú de histórias do SESC de Chapecó com o espetáculo “Folclorando” em 25 escolas do município.


Em 2007 lançou o livro “Colcha de Retalhos” viabilizado pela Unochapecó e Fapex – Fundo de apoio a extensão da Unochapecó, cuja proposta foi através da contação e coleta de histórias populares, trabalhar com a Literatura Oral e fazer com que idosos contribuíssem com suas próprias histórias. O livro foi o resultado de mais de 90 idosos que participaram do projeto tecendo suas histórias e que permitiu conhecer um pouco da memória coletiva a partir do depoimento das pessoas.
Em 2008 trabalhou como articuladora da área de Literatura na Fundação Cultural de Chapecó, onde coordenou a Feira do Livro com participações de grandes escritores como Moacyr Scliar, Carlito Azevedo e Márcio Vassallo.

De 2009 a 2012 atuou como Técnica de Cultura na Unidade do SESC de Chapecó.

Foi contemplada no edital Bolsa de Circulação Literária Biblioteca Nacional/FUNARTE 2012 com o projeto: Um Punhado de Histórias para um Peti de Mais Leituras.

De 2013 a 2015 foi Gerente de Projetos e Eventos na Secretaria de Cultura, desenvolvendo projetos e a programação de eventos do município como o Festival Nacional de Teatro edição 2013/2014/2015, Semana do Escritor Chapecoense, Festival Literário de Chapecó, Festival de Música e Mostras de Cinema.

Fez parte da Comissão de elaboração, organização e acompanhamento do Edital das Linguagens 2013/2014 e do Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2014.


Atuou como conselheira do Conselho Municipal de Cultura de Chapecó e como Conselheira de Cultura do Estado de Santa Catarina.

Em 2016 foi contemplada no Edital das Linguagens com o projeto: BiblioBike - pedaladas literárias e como produtora no projeto Cinema Ao Ar Livre.


Em 2017 foi selecionada para o circuito Baú de Histórias do Sesc-Sc para realizar 66 apresentações em 30 cidades do estado.

Também em 2017 foi contemplada no edital Elizabete Anderle para a circulação do projeto “BiblioBike no Oeste”.

Está em fase de montagem do espetáculo “Tiaga e Gazé: Uma História Baseada em Sapos Reais”, premiado no Edital das Linguagens de Chapecó 2017.


Atualmente é produtora cultural no projeto Doutores RiSonhos, mediadora de leitura no projeto BiblioBike e Conselheira Municipal de Política Cultural da Setorial do Livro, Leitura e Literatura.

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Black YouTube Icon